Sunday, February 26, 2006

Ha dias assim...

Que dia chato - chove muito e a vontade de aproveitar o dia chato para trabalhar e pouca. Ando as voltas na internet a ler noticias, a ver os bonecos da rosa e a stressar que devia estar a trabalhar numa "cover letter", etc, etc. Vou ver televisao. Faco zapping ate encontrar algo interessante. Talvez leve o laptop para o sofa e escreva a tal da "cover letter" com a musica de fundo de um qualquer reality show...a dificuldade esta na escolha.

Friday, February 24, 2006

E viva a bola!

Da-me sempre um grande gozo ouvir o que os meus concidadaos tem a dizer sobre como vai o nosso pais…em materia de futebol. Era na TSF que se abria o “ar” aos comentarios do povo amante do esferico-a-rolar-na-relva. Eram benfiquistas, portistas, sportinguistas a falar da sua equipa e da dos outros. Lindo…discutiam tacticas, ofereciam argumentos, sugeriam estrategias e, como nao poderia deixar de ser, arbitravam a posteriori pois os tres que se vestem de preto as riscas brancas fininhas e se esfalfam por seguir o esferico tiveram uma pessima prestacao. Nao prestaram…ou a prestacao que lhes saiu na rifa nao prestava?? Nao sei. Mas o esferico, que por sinal e redondo e rola na relva e um tema que desata a lingua a muitos portugueses e portuguesas, pois entao, que se calhar fariam parte dos que, em cem, “nao reponde/nao sabe/nao tem opiniao” a uma pergunta sobre o estado da nacao. E contra mim falo que se fosse agora a Lisboa ou ao Porto onde se fazem essas consultas de rua ao povo, tambem gaguejaria ou cacarejaria “nao sei” ao senhor jornalista. Tenho de comprar acesso online ao Publico e ver o telejornal na internet, esta visto. Serve-me de consolo que responderia o mesmo triste “nao sei” as perguntas esfericas leoninas, dragonas ou das aguias. Va la, do mal o menos, era ignorante na diagonal – nada escapava.

Thursday, February 23, 2006

Business as usual...

Eu normalmente tenho sempre uma dica a dar – os meus “five cents” como se diz por ca; a maior parte das vezes opino a frio, naïve e trenga, sem grandes rasgos de inteligencia e ainda menos de eloquencia. E ando incomodada com isto, alias, ando incomodada com muita coisa, la diz o V’tinho e com razao, que eu me chateio por coisa pouca, devia mesmo “snap out of it/get over it”.

Enfim, esta ultima “coisa” que me faz querer opinar e o adiamento por tempo indeterminado da execucao de um assassino/violador que ha mais de 20 anos vive na prisao de San Quentin. Nao e a execucao em si que me desata a lingua (ou os dedos?), sou contra a pena de morte e a favor de um sistema em que os “inmates” trabalham para se sustentar e contribuem para a comunidade. Assim, o que esta em causa e que o tal adiamento teve por base um processo judicial que os advogados do Sr Morales entrepuseram em que argumentam que o metodo de injeccao letal constitui, e vou citar, “cruel and unusual punishment”. Ganda lata. Isto porque o que e normalmente injectado e um conjunto de tres drogas administradas em serie: a primeira e um sedativo, a segunda paraliza e a terceira faz parar o coracao – e apenas cloreto de potassio. O que se passa - e parece que ha dados que o confirmam – e que alguns dos executados nao estavam inconscientes quando a terceira droga foi injectada e que “poderao” (maybe, maybe not) ter sofrido dores quando o KCl “kicked in”. Isto levou a que o U.S. District Judge decretasse que o Sr Morales deveria entao ser executado por injeccao letal de barbituricos, ao inves do cocktail, o tal que e cruel e doloroso. Basicamente, o Sr Morales deveria adormecer na paz dos deuses, para sempre, tal qual a cadela da minha amiga. E decretou mais ainda, que deveria estar presente um anestesiologista para certificar o estado da California, os tribunais, o presidente e Deus himself, que o Sr se iria mesmo em paz e nao num estado pre-paz do qual poderia ser cruelmente e dolorosamente arrancado. Obviamente que os anestesiologistas “convidados” a participar recusaram com base nos principios eticos que regem a sua profissao. Fizeram bem, nao podiam fazer outra coisa, alias. Agora esta tudo em suspenso pois o director da prisao nao consegue reunir os meios necessarios para executar o senhor segundo o novo protocolo. Eu ingenuamente (claro esta) pergunto o que leva um juiz a decretar que se cumpra um procedimento que viola o codigo de conduta de outro profissional? E ja agora, para que nao seja tudo mau, acho bem que um assassino/violador de adolescentes seja altruista a ponto de se debater nos tribunais contra os metodos crueis e passiveis de causar dor extrema que se praticam nas prisoes de alguns estados americanos.

Eu sei, eu sei, os advogados desta terra gostam de defender estas causas “humanas”. Da-lhes grande satisfacao…e milhoes de outras coisas.

Wednesday, February 22, 2006

Os animais sao nossos amigos

Pois hoje e o dia em que a minha amiga gravida, a dona da Golden Retriever que teve de ser “posta a dormir” na sexta feira passada com uma dose dupla das drogas que ajudam a adormecer para sempre, vai fazer a amnio. Perguntei-lhe se sabe exactamente o que “eles” vao fazer com as celulas que sugam pela seringa acima – tudo muito tecnologicamente avancado, com direito a videografia para a posteridade. “Vao cresce-las num pratinho e depois fazem o cariotipo.” Bahhh, boring…pensei eu. Entao a esta altura do campeonato nao se faz coisa mais completa do que apenas citogenetica, sei la, uns testes mais sonantes, cientificamente mais complexos e relevantes, nao se espiolha a integridade dos ATCG’s de varios genes de risco? Nao se fazem PCRs, nao se correm amostras no sequenciador? A Celera e mesmo ali ao lado, em South San Francisco, ainda ontem por la passei, “going out of business” alguem disse, “the human genome has been completely sequenced, no more to do”….mas que desperdicio.

Fiquei contente por ter la ido a casa ver a cadela na quarta feira a noite – estava deitada, incapaz de mover as patas traseiras mas a cauda estava como sempre cheiinha de entropia. Deu-me lambidelas sem fim, humidas e saudaveis. Lambeu varios cubos de gelo, comeu racao e comida de lata (yumm) e diz a amiga que dormiu como uma pedra. Na noite a seguir ja nao foi assim. Esta coisa do osteocarcinoma e das metastases e lixada.

Tuesday, February 21, 2006

Tragic toys for girls and boys

Comecei este blogue tambem para cultivar a escrita em Portugues…esperando assim que a degenerescencia gradual do meu portugues “falado” abrandasse. Mais ou menos o que queremos que as nossas (proprias ou emprestadas) celulas estaminais facam no cerebro. Queixava-me que metade das palavras que falava saiam tortas, assim a cheirar a emigrante-em-ferias-de-verao. Nao sei se esta a ajudar ou nao, tenho de ir a Portugal testar, o gang lusovale nao e grande ajuda, para eles o caso nao e grave.

Andava precisada de um banho de cultura e este fim de semana (grande) decidi-me. MoAD era para ser um museu em que as coisas fizessem sentido, em que no final nao houvesse final, como se quer nestas coisas work in progress como e a humanidade. Soube a pouco, soube a trabalho amador, perdeu-se completemente uma excelente oportunidade para calar os que continuam a estereotipar. Nao, nao quero tocar nas pedras-replica das encontradas na Tanzania e feitas ha dois milhoes de anos. A gaja da recepcao tambem nao ajudou, embirro com quem gosta de tornar obvio que esta ali por frete, a presentear os visitantes com uma dose dupla de atitude que e sempre mais insuportavel numa cara perfeita, pintada com esmero, boa tecnica e a cores certas. Estereotipar? Eu? Nahhhh… Gostei dos corredores forrados a milhares de rostos.

No Metreon comprei o conjunto de tres “tragic toys for girls and boys” que andava a namorar desde que li o livro de historias do Tim Burton. “The girl with many eyes” e a minha favorita, azul celeste como a minha cabrinha, filha nos sonhos de Albany. Calca sapatilhas cor-de-rosa e brancas e veste um vestido branco salpicado de malmequeres cor-de-rosa com o olhinho amarelo. O cabeco desce-lhe ate aos pes e e louro-esverdeado...esta a olhar para mim do alto do seu pedestal purpura, em cima do monitor de ecran fininho. Eu sei que o equilibrio e precario, mas ela esta preparada para o que der e vier com a sua multi-visao. Nao a posso e entristecer…

Monday, February 06, 2006

Ha que nadar!

As vezes dou por mim oca. Oca de sentimentos, oca de propositos e de ambicoes. Parece que flutuo pelo dia fora, sem me deter verdadeiramente em nada nem ninguem. A fazer so o que me e pedido, a fazer so o que (mal) planeio. Faco um esforco para invocar a outra, a que fazia e desfazia sem parar, as vezes atabalhoada, quase sempre aflita. Ao fim do dia estava cansada mas tinha cumprido a missao. Agora ando mais vezes a meio gas. Irrita-me que me faca falta o estimulo da cenoura-ao-final-da-cana e que so consiga ser ultra eficiente sob pressao; deixando-me na minha, ao sabor das insegurancas ou das falsas segurancas, so flutuo.

Thursday, February 02, 2006

85% de 7.5% do salario. Whatiiii?

Va la, va la, pronto, admito que nem tudo sao rosas na corporate America e que tambem ha injusticas, interesses, etc. Eu costumava ser inocentinha, acreditava que quem merece, gets it, no-matter-what, que o esforco e sempre recompensado…pois nao foram esses os valores que o Mr Lincoln et al. destinaram para todos os americanos, pelo menos no papel (na realidade, so para os "mais" americanos; os tais que vieram escravar para os estados do sul nao tiveram direito a tais modernices), e o conceito-pilar do American dream? Pois estava enganada, equivocada e outras coisa terminadas em “ada”. Isto tudo por causa de percentagens que me dao a volta a cabeca e mesmo assim, de cabeca virada do avesso ou de tras para a frente, ainda as nao percebo. Volte Mr Lincoln, o pais precisa de reforcos!

Wednesday, February 01, 2006

"Just in case it happens again"

Ontem fui ao College, tenho obviamente habilitacoes a mais (espero que isso nao seja impedimento) e preciso de um certificado que demonstre a equivalencia entre o meu PhD e os PhDs daqui. Apeteceu-me gritar-lhes que o sofrimento inerente ao parir do bendito do PhD foi vivido aqui, numa universidade daqui, com uma chefe daqui, sempre a falar ingles (com sotaque) e a escrever ingles. So o powerpoint final e as respostas finais foram em Portugal, em ingles. Irra.

Anteontem aprendi como arrombar a janela da sala.