Friday, July 28, 2006

Novo cirurgiao na praca

O meu amigo, este daqui, passou parte do dia de ontem e de hoje as voltas com os senhores doutores que merecem estatuto de deuses. Querem eles saber se o meu amigo tambem merece pertencer ao grupo. Eu penso que sim, mas eu nao conto, ate porque nao sei nada das suas “bedside manners” nem posso opinar sobre a precisao do corte de bisturi ou a perfeicao dos pontos nao internos. Para mim ele e o suprassumo do “cucumber cool” e da auto-confianca, quase um verdadeiro homem da renascenca. Ele bem que me vai dizendo que nao e bem assim mas eu e ele sabemos que la bem no fundinho, o que conta e o que os outros veem. E, in my book, nao ha nada de mal nisso. Beijao pro senhor doutor cirurgiao! Vao fumar charutos no fim??

Metal mouth (almost) no more

Depois de 6 meses e alguns dias, o martirio dos “train tracks” acabou! Agora com uns arranjos aqui e ali, um guarda-roupa e um cerebro novo, ficaria nos “trinques”.

Thursday, July 27, 2006

Outra...

Lefty: Why do they call it PMS? Because Mad Cow was already taken.

"A prairie home companion" 2006

Lefty: What did the elephant say to the naked man?
Lefty: What?
Lefty: That's cute, but can you breath through it?

Wednesday, July 26, 2006

Celulas estaminais e Bushismos

Muitas novidades, todas pertinentes mas nem todas boas…desde o veto do Presidente Bush a lei que visava a criacao (patrocinada pelo governo federal) de mais linhas (desta vez relevantes) de celulas estaminais embrionarias humanas para investigacao ate a estupidez que esta a acontecer no Libano entre os que insistem em se auto-designar (modestamente) “os escolhidos” e o outro tipo de fundamentalistas para quem nao interessa nada se o Messias ainda esta para vir.
Bem, vou tentando perceber se o Sr. Bush e mesmo assim, uma contradicao/hipocrisia/cabeca de abobora oca (esta e do Miguel Sousa Tavares) ambulante pois nao percebo onde e que a lei que ele vetou "would support the taking of innocent human life in the hope of finding medical benefits for others…" e que "It crosses a moral boundary that our decent society needs to respect." Mais, que cada crianca [nascida de embrioes doados] "began his or her life as a frozen embryo that was created for in vitro fertilization but remained unused after the fertility treatments were complete. . . . These boys and girls are not spare parts." Bem, nao vale a pena argumentar que faz entao sentido que uma autoridade moral superior se deva revoltar contra estas modernices da ciencia moderna de criar embrioes humanos na proveta ou no pratinho ou no multipratinho. Se um dos aspirantes a pais nao pode conceber, azar, e a vontade da outra autoridade mais que superior, a que tem barbas, e branca, tem ar de avozinho firme e mora la no “cimao”. Pois, porque ja que se usam argumentos do “bible belt, born again Christian crowd”, por uma questao de coerencia, ha que fechar as clinicas de fertilizacao in vitro, queimar nas ruas os protocolos, os cadernos de laboratorio, a parafernalia de reagentes, consumiveis, aparelhos, tanques de azoto liquido – um verdadeiro auto de (nao)fe na Ciencia que perversamente mistura ovulos com espermatozoides. Ja agora queimavam-se uns cientistas de vulto pois esses sao os que espalham teorias perigosas que levam o ser humano a acreditar que o verdadeiro milagre nao tem nada a ver com paes e peixes que se multiplicam mas sim com o facto de que nos todos somos o resultado de uma experiencia de biologia do desenvolvimento quase sempre perfeita.

Ja se repetiu milhentas vezes, “destruir” um embriao para se retirar a celulas que darao origem as linhas que “potencialmente” poderao contribuir para desvendar varios aspectos cruciais em medicina regenerativa parece muito mais concebivel que “destruir” esse mesmo embriao num caixote de lixo – com forro duplo de sacos vermelhos de “biological waste”, ja se ve - onde mais nada de espectacular ira acontecer ate a chegada ao incinerador. Porque nao invalida que continuem a haver casais que doem os seus embrioes para que outros possam conceber. Porque as duas, ou melhor, tres alternativas (lixo, linhas celulares, bebes) podem coexistir pacificamente, deixando na paz cor-de-rosa de noites bem dormidas e pele resplendorosa-pela-manha, todas as almas do universo.

Um senador republicano pro-life disse o que muita gente que consegue usar os dois hemisferios, mesmo a meio gas como eu, pensa, que ser pro-life implica ser a favor da utilizacao, em investigacao dos embrioes cujo destino seria o inevitavel saco do lixo vermelho, destino decidido com ou sem remorso pelos papas ja completos na missao reprodutiva, no longer impossible.