Sunday, December 31, 2006

Feliz Ano Novo!

Com a inevitavel mudanca de planos a acompanhar, 2006 chega finalmente as ultimas.
Amanha comeca o rodopio das decisoes, dos calendarios, da vidinha a ser planeada igual ou diferente consoante os dados recolhidos ao longo dos 12 meses passados. Ainda nao acabei de fazer a estatistica mas cheira-me (e logo hoje que tenho o nariz tao entupido) a alteracoes radicais no horizonte.

Wish me luck.

Friday, December 29, 2006

It's about life II...

Embosquei a M. a descer a Alberto Souto. Pareceu-me optima, demos um abraco apertado tantando enganar a falta de contacto e a "ever diluting" proximidade gerada por um amor ha muito terminado.
"Tenho uma noticia para te dar", disse-me com um sorriso hesitante. "O P. vai ser pai. Em Junho". E depois eu fiz o meu papel, os parabens genuinos, joviais, sem espirais-no-estomago. A mana ao lado. A congeminar as palvras que sairam em turbilhao quando finalmente nos despedimos da M. e fomos terminar a tarde frente a cappuccinos cheio de espuma e com muita canela. Mas porque te saiu o discurso a saber a auto-flagelacao? Irritou-me. Como consegues misturar sensatez com destinos geneticos impossiveis de contornar?
Bem, falta so escrever no livro de memorias que os amores que perdi e os que recusei re-descobriram sempre a felicidade plena (ou assim o espero) que eu tardo em encontrar.

Forrest Gump

"Life is like a box of chocolates: you never know what you're gonna get" e uma "line" do filme Forrest Gump. Na altura achei que era uma expressao um pouco tonta ja que nos nossos dias quase todas as caixas de chocolates trazem sempre a descricao dos bombons, com respectivas fotos, para facil identificacao dos que mais nos agradam (exterior & recheio), ou seja, os que vamos comer primeiro. Estamos quase sempre em controlo.
So que anteontem, a expressao original, a que implica surpresa a cada passo que damos e a cada virar de esquina, assentou que nem uma luva ao meu dia. Podia ate ter sido engracado, uma especie de rodagem de filme sem guiao, se o dia nao estivesse a incubar varias situacoes complicadas e tristes, uma tontice, uma bruta decepcao e, finalmente, mais uma noite sem dormir.
Deixo PT com vontade de voltar, algo vazia, mas com um numero novo no "speed dial" do telemovel. Com a certeza que por muitas voltas que de, o meu lugar e aqui.

Wednesday, December 20, 2006

Its´s about life…

Lembro-me de pensar que este ano não seria igual. Lembro-me de querer estar longe, de querer estar mais comigo, mais só. De estar em frente ao mar a ouvir o silêncio das pessoas e o barulho das ondas a bater no paredão.
Vou cumprir. Pelo menos em parte…

Sunday, December 17, 2006

iTunes e etc

Estava a organizar o Ipod e ao espiolhar as musicas da Daniela Mercury ouvi “Riqueza” que ela canta com a Rosario Flores, a mesma de “hable con ella” do Almodovar. Lembrei-me daquela resposta “sassy” da Lydia-para-Marco quando ele lhe telefona na manha a seguir ao incidente da cobra e pergunta “como estas?”: ”desnudita”.
Absolutamente delicioso.

Friday, December 15, 2006

Porque me tinges os dias com essa sensualidade que me espirala o cerebro

Eu sei que nao era para ser uma especie de exercicio de “pre-approval”. Mas confesso que te li um pouco “clinico”, ou se preferires, “cientifico”… ate para mim que estou demasiado habituada a essa metodologia. Estranho-a no contexto de mentes em aparente sintonia, corpos que se adivinham e um olhar que imagino insuportavelmente clarividente e soo-te fria, desinteressada, chata. Mas na verdade custa-me que me descubras assim, que *esta* seja a unica lente a uso para ampliar o "todo". Sou tonta, miudeca talvez. Tens agora uma mao-cheia de factos que estabelecem a minha “baseline”. Mas tens razao (ja comeca a ser normal) para que perder tempo se sabes o que queres e o que nao te agrada…
Mas o que eu gostava mesmo era que deixassemos o resto para depois. Assumindo que a baseline ainda promete. Para descobrir. Se quiseres. Eu sei que quero.

Tuesday, December 12, 2006

Still wired up...

Ontem trabalhei ate tarde…fui para a cama ainda acelerada pelos deadlines que teimam em nao desaparecer e andei as voltas, as voltas, sem conseguir dormir; se fosse cao havia de ter finalmente apanhado a minha cauda (se a tivesse) ou aquela pulga malvada que teima em morder-me onde normalmente nao consigo chegar com os dentes.
Depois do que me pareceu uma eternidade, devo ter adormecido. Sonhei que era Verao e estava numa esplanada junto ao mar, rodeada por alguns rostos conhecidos. Nao me lembro das palavras…nao me pareceram importantes na altura mas estavam a fazer efeito porque nos caiam lagrimas pela cara abaixo. Mas nao era de tristeza. De que seria? Duhh, detesto sonhos sem “punch line”.

Monday, December 11, 2006

Com um sorriso nos labios...

Entre por essa porta agoraE diga que me adoraVocê tem meia horaP'ra mudar a minha vidaVem vamboraQue o que você demoraÉ o que o tempo levaAinda tem o seu perfume pela casaAinda tem você na salaPorque meu coração disparaQuando tem o seu cheiroDentro de um livroDentro da noite velozAinda tem o seu perfume pela casaAinda tem você na salaPorque meu coração disparaQuando tem o seu cheiroDentro de um livroNa cinza das horas.
Adriana Calcanhotto "Vambora"

Obrigado.

Saturday, December 09, 2006

Critica vs Divergencia

Apesar de ter cumprido (inadvertidamente mas enfim, devia contar) a promessa de revelar o significado de AC para poder escapar a escrita de um post sobre “critica vs divergencia”, resolvi que deveria escrever mesmo assim, sem esperar recompensa.

O problema e que nao tenho muito para dizer. Mas pronto. A critica gratuita sinto-a SEMPRE como um soco no estomago e (sou tao parvinha) nao interessa de onde vem. Nao consigo dissecar as emocoes/situacaoes que poderiam ser muito uteis para mais tarde perceber o todo. E demasiado visceral. Poderia desancar a pessoa na hora, aplicar-lhe golpes de tae kwon do e parti-la toda. A outra critica, a fundamentada, a bem escrita e melhor falada deixa-me exausta, de coracao a bater a 100 a hora. Sinto-a como uma bola de pinball dentro do meu cerebro, a bater em portinhas e bandeirinhas, a cair um buracos negros e a reaparecer…e boing, mais uma viagem pelo cortex cerebral. Com sorte ganho bolas suplementares e ha LTP suficiente para reforcar umas quantas sinapses que andavam com mau contacto ou apenas “as avessas”. “Divergencia” e o politicamente correcto, e o nem peixe nem carne, o nem salgado nem ensosso e o nem “f*** nem sai de cima”. Nao e que as vezes nao seja preciso (imperativo ate) pensar bastante antes de decidir se e melhor f**** ou sair de cima mas o melhor mesmo e ter sempre resposta pronta, decisao implacavel e olhar de lince. E assim que eu quero ser quando for grande.

Nahhh, era TUDO brincadeirinha. Como diria o Gabriel, o Pensador,

"Festa estranha com gente esquisita, eu não tô legal, não aguento mais birita"

“Chick flick” no seu pior…

Hoje pus as lentes de contacto – ja tenho poucas porque, segundo o Stan, sou uma gastadora de lentes - e fui as compras! Depois da habitual correria para arranjar estacionamento, la encontrei um canto para o foscas e cia. A intensao era fazer as compras de Natal, coisitas portateis, bonitas, com um que de diferente. Apaixonei-me por uma saia que so custava 1000 dolares, bonita demais para um “double take” no jantar de Natal onde nao vou. Pensei eu, o melhor e concentrar-me mesmo nas compras para “os outros”, o gang la de casa e arredores. Das 3+3 prendas que precisava, so encontrei uma. Lindissima, como convem, para a minha irma. O rendimento do dia foi baixissimo, portanto.
Comprei mais “Bebel” para os amigos daqui, nao sei se vao gostar…o S. bem diz que eu devia comprar aquilo que os “outros gostam” e nao aquilo que eu gostaria que eles gostassem…hummm, cheirou-me a “Christian crap” e decidi que ia mesmo impor a minha vontade de ser insuportavel que eu sou e enfiar-lhes Bebel pela goela abaixo. Comeca ja amanha que a Pryi vai comigo ao ginasio e o Peter tambem vai la estar…reconheco que Bebel nao bem a “punjab dance mix” de que a Pryi gosta nem o Eros Ramazzotti do Peter mas enfim. Espero que o Peter esteja de bom humor pois temos de converter a Pryi aos encantos dos franchise “Les Mills”. Eu estou convertida, alias um destes dias, quando me der um ataque de maluquice, vou a Vegas e digo “sim” a pergunta que me vao fazendo, aula sim aula nao. “I’m shy” ja nao flutua, “don’t have time” ate ja a mim enjoa e como a idade nao perdoa, e bom decidir de uma vez.
Preciso de um bom corte de cabelo, de uma magia-em-creme para as olheiras e de umas unhas que crescam depressa. Vou para a metropole feita num trapo, mal-amada, cansada, farta de sonhar em Ingles e a morrer por caldo verde e gatinhos tricolores. Mal posso esperar…

Sunday, December 03, 2006

Ciao bello!

Hoje fui tomar cafe com o Peter a uma pastelaria frufru em Los Altos. Alias, ja que estamos em "frufruzisses", ele bebeu um latte e eu um cappuccino. Ele esta de dieta, eu como sempre, pelo-me pelas iguarias japonesas de tradicao francesa, ja se ve. Comi uma fatia deliciosa, toda ela feita de camadas dificeis de igualar.
Comecamos esta coisa semi planeada pois tanto eu como ele precisamos de ter conversas e decisoes "dificeis" e trabalhamos na nossa coragem tipo terapia de grupo: cada um diz coisas sensatas, verdades universais que depois nenhum pratica. Eu porque sou uma acomodada. Ele porque simplesmente nao pode. Mas como dizia o David, o nosso cerebro percebe como verdade coisas que nunca aconteceram mas das quais se falou ou escreveu ou se meditou muito. Ajuda que sejamos os dois provenientes da estirpe mediterranica, afinal Aveiro e Roma nao sao assim tao diferentes…. Ele tem uma cabeca bem assente, e claro como o cristal e nao suporta friezas anglo saxonicas. Falamos dos tons de cinzento que ficam entre os impossiveis branco e preto e decidimos que o melhor mesmo e trabalhar so em 8 bits. E bom para a nossa sanidade mental. Nada de coisas complicadas, nada de software yuppie que so nos leva a memoria e a tolerancia. A ideia e simplificar. O que e normal e fica bem (como a publicidade ao restaurador olex) e cada um estar bem na sua pele (ou cabelo), ou seja, (e nao gosto nada deste chavao) ser honesto consigo proprio. [E verdade que eu ja sei que ha poucas coisas que posso mudar em mim mas a verdadeira dificuldade e nutrir aquilo que me torna unica]. Depois falamos muito do que deixamos para tras, o nosso pais, a nossa familia, os nossos amigos, os nossos habitos e os nossos cantos de seguranca. De tudo o que temos saudades...quando nos pomos nessa onda, poderiamos compor muitas letras para musicas pimba de emigrante.

Estou cansada, nao consigo “fazer a diferenca”, sinto-me triste mas nao deprimida, consigo indentificar o que esta mal... Agora tenho de “put my money where my mouth is”.

Saturday, December 02, 2006

Quase que me esquecia...U2, claro.

Stuck in a moment

I'm not afraid
Of anything in this world
There's nothing you can throw at me
That I haven't already heard
I'm just trying to find
A decent melody
A song that I can sing
In my own company
I never thought you were a fool
But darling look at you
You gotta stand up straight
Carry your own weight
These tears are going nowhere baby
You've got to get yourself together
You've got stuck in a moment
And now you can't get out of it
Don't say that later will be better
Now you're stuck in a moment
And you can't get out of it
I will not forsake
The colors that you bring
The nights you filled with fireworks
They left you with nothing
I am still enchanted
By the light you brought to me
I listen through your ears
Through your eyes I can see
And you are such a fool
To worry like you do
I know it's tough
And you can never get enough
Of what you don't really need now
My, oh my
You've got to get yourself together
You've got stuck in a moment
And you can't get out of it
Oh love, look at you now
You've got yourself stuck in a moment
And you can't get out of it
I was unconscious,
half asleep
The water is warm 'til you discover how deep
I wasn't jumping, for me it was a fall
It's a long way down to nothing at all
You've got to get yourself together
You've got stuck in a moment
And you can't get out of it
Don't say that later will be better
Now you're stuck in a moment
And you can't get out of it
And if the night runs over
And if the day won't last
And if our way should falter
Along the stony pass
And if the night runs over
And if the day won't last
And if your way should falter
Along this stony pass
It's just a moment
This time will pass