Monday, March 30, 2009

Fim de semana com meninas


Stinton beach, CA

Comecou com uma caminhada em que a vista ao vivo era melhor que a de fotografia. Depois uma massagem aos pes na chinatown, visita a uma velha fabriqueta onde ainda se fazem fortune cookies, aquelas bolachas dobradas que vem com a conta nos restaurantes chineses e que tem la dentro um papelinho com uns numeros da sorte e um dizer qualquer. A lojita produz 10.000 cookies (dobradas a mao!) por dia. A seguir fomos ao hotel tratar das toilettes e logo rumamos a Van Ness Ave com a Green St para jantar num restaurante afegao que pertence ao irmao do presidente Karzai. Ajudamos a digestao com um passeio na baixa e uma garrafa XL de agua das pedras ja no bar do hotel. Na manha seguinte fomos ao ginasio da universidade para uma aula de Body flow, brunch muito demorado no Rose's, descida da Lombard St (aos ss's), e ala para casinha que se faz tarde. Foi muito simpatico, recomendo vivamente este tipo de actividade com as amigas. A cereja em cima do bolo foram os exercicios que a Barbara nos pos a fazer (a Barbara e uma life coach, fica mesmo assim sem traducao). O mais giro: dizer as outras meninas qual a coisa que tenhamos feito/atingido, no ultimo ano, da qual mais nos orgulhamos; agora o catch - nao pode ter a ver com a familia nem com o trabalho. Que tal?
Eu sei que as leitoras deste blogue se contam pelos dedos de meia mao, mas ja agora, que tal convidarem as vossas amigas para um jantar e experimentarem este exercicio?

Labels: ,

Sunday, March 29, 2009

Ka Fai

O ultimo filme que vi do Wong Kar-wai “Ashes of time redux”, e a re-edicao do “Ashes of time” de 1994. Nao tinha visto o original porque sinceramente nao aprecio o estilo wuxia. Mas ainda assim adiccionei-o a lista do Netflix, afinal era de esperar que WKW fizesse algo diferente com o genero. La estava a Carina Lau, impossivelmente bela. [Soube ha pouco tempo que casou com o Tony Leung Chiu-wai no Verao do ano passado; mas que mania as pessoas bonitas se casarem entre si, acho muito mal, injusto ate. Fim de discurso]. O filme e complexo, eliptico qb mas – claro- visualmente fabuloso. Como diz um amigo meu, e um daqueles filmes em que quanto mais cedo nos deixarmos abandonar as caricias das invocacoes visuais, mais extraordinaria e a experiencia.

Entao va, a razao pela qual eu gostei mais do filme do que seria de esperar nao tem nada a ver com a arte do WFW, com a maravilhosa cor da areia do deserto ou os efeitos especiais das cenas de kung fu. E uma razao muito mais parva. E o Tony Leung Ka Fai. Pois este nome Tony Leung e uma fonte de mal entendidos sobre a qual ja escrevi. Eu tenho uma relacao especial com o Ka Fai, o chinaman de “o amante”. A beleza dele perturba-me.

Labels: , ,

Sunday, March 15, 2009

The perfect trio…



Berkeley, 14 de Marco, 2009

Nao sabia que o Keith Jarrett toca de pe a maior parte do tempo…

Labels: ,

Thursday, March 12, 2009

Estereotipos americanos

Todas as pessoas que nos prestam servicos que requerem uma proximidade fisica que normalmente reservamos para os mais intimos [e nao estou a falar de uma ida a consulta de ginecologia] gostam de a enfrentar com conversas mais ou menos desinteressantes. Como se o silencio fosse incomodo, desconfortavel e fosse preciso completar a tal proximidade dos corpos com a das mentes. Recentemente, numa dessas sessoes, fiquei a "saber" que a Toscana e uma cidade Italiana e que a Sicilia fica muito perto do equador. As vezes o silencio e de ouro e sabe bem...

Wednesday, March 11, 2009

"Let's sign this thing"

A lei, finalmente a lei esta ai. Depois de 8 anos passados na idade da pedra a que a dose dupla de “cabeca de abobora oca” como lhe chamou uma vez o Miguel Sousa Tavares, nos condenou. Nao foi so por isso, claro que nao, mas que contribuiu para a lentidao da investigacao translacional em celulas embrionarias minimamente usaveis em ensaios clinicos nos EUA, la isso contribuiu. Por razoes exclusivamente baseadas na visao religiosa do Ex-presidente Bush e pelas mentiras dos seus lacaios extremistas, a lei foi sempre vetada. Agora os EUA tem de recuperar o tempo e o animo perdido. Entretanto ja ha criancas e adultos a sofrerem o resultado de tanto discurso inflamado “do outro lado”. Sim, porque o outro lado existe e tambem nao e la muito recomendavel. Por causa a lentidao dos processos de aprovacao, no “ocidente”, dos varios tipos de celulas estaminais para uso em humanos, e movidos pelas promessas estapafurdias de cura, pacientes e suas familias tem-se sujeitado a intervencoes experimentais que, na esmagadora maioria dos casos nao passam pelo escrutinio de agencias reguladoras crediveis.

Ja que ninguem pode impedir que estas coisas acontecam, ao menos que se tire partido da oportunidade unica de fazer experiencias em humanos – elementar, nao? O problema e que a falta de transparencia, a deficiente caracterizacao das celulas transplantadas (que muitas vezes nem estaminais sao), a total ausencia de standardizacao de protocolos no que respeita a cirurgia propriamente dita, a colheita de dados clinicos post transplante,etc etc etc , faz com que estas intervencoes contribuam virtualmente zero para o avanco deste tipo de medicina. Mas vamos ver se as comissoes independentes que estao a tentar fazer sentido desta amalgama de estudos experimentais tenham sucesso e que descubram algum trigo no meio de tanto joio.

Este e o verdadeiro “negocio da China“ que tambem o e da India e da Ucrania e do Brasil e de qualquer pais de cegos onde quem tem um olho e rei. E chateia-me profundamente que estes reis andem a tirar partido da tragedia que as doencas incuraveis representam para doentes e suas familias, que o facam sem terem de prestar contas a ninguem e que enriquecam no processo. E uma obscenidade.

O video, aqui.