Persona
Nao pude deixar de sorrir ao rever a entrevista da Bibi Anderson sobre a sua participacao no filme "Persona". Nao me lembro exactamente das palavras dela mas disse qualquer coisa deste genero "nunca sei como responder a esse tipo de perguntas...nao percebo, nunca percebi qual a visao do Ingmar para este filme nem o seu significado". Ri-se, e segundo me parece, nao e de embaraco.
2 Comments:
"PERSONA é um mosaico que não faz sentido. Diante deste filme, sinto-me como o miúdo que por lá aparece, a tocar no vidro (na tela) e sem o transpor. Para lá dele (e dessa imensa imagem maternal e feminina, a imagem maternal e feminina) estará possivelmente o sentido de tudo, mas não se pode ir para lá de um filme, como não se pode atravessar uma tela, sem destruir a visão."
João Bénard da Costa
:)
Persona não é um filme fácil mas não é dificil perceber porque tinha de ser a preto,branco e cinzento.É um filme que nos fala da falta de comunicação entre 2 mulheres e do isolamento que as envolve e esses são estados frios que nunca poderiam ter outra paleta de cores.È igualmente fácil perceber que o titulo só poderia ser esse (e que nunca deveria ter sido traduzido) pois essas 2 mulheres invertem os papeis ao longo do filme e passam a ser uma só...porque é que a Bibi Anderson se riu na entrevista,não faço ideia mas provávelmente estava a ser entrevistada por 1 homem que nunca iria perceber o universo feminino como Bergman o fazia ;)
P.S - Parabéns pelo Blog,simplesmente fantástico!
Post a Comment
<< Home