Wednesday, January 20, 2010

Work smarter, not harder

Os dias sucederam-se numa fila indiana interminavel e perfeita. No ano que passou trabalhei excessivamente, cansei-me demais e habituei o corpo a um regime mais compativel com a terceira decada de vida, os vintes. Ninguem me desconvence que grande parte da nossa felicidade geral vem duma relacao saudavel com a profissao. Que por sua vez implica estabelecer um equilibrio quase perfeito entre trabalho e vida pessoal. Como aqui se diz, “work hard, play hard”. O que me faz reflectir num SWOT que fiz ha mais ou menos 6 anos. No espaco dos W (weaknesses) escrevi “nao sou capaz de estabelecer um bom equilibrio entre trabalho e vida pessoal” e quem o leu perguntou-me “e porque?” e eu respondi “nao sei”. Foi um bocado patetico mas e assim mesmo com os SWOTs, ou os fazemos bem (honestamente) ou eles nao servem para rigorosamente nada. E foi assim que eu comecei a passar mais minutos a pensar naquela minha fraqueza que, a ver bem as coisas, tinha sido o meu modus operandi por tanto tempo. Na faculdade era marrona, estudava com afinco, tinha crises de confianca, nunca achava que sabia “tudo”; nas pos graduacoes desunhei-me para publicar os artigos nas revistas conceituadas da praxe e ganhei o meu lugar ao lado dos super colegas. Mas fiquei sempre com aquele sabor agridoce na boca, a nocao de que o terreno so se conquista a forca de muito pulso, muito suor. Tanto que alcancava a meta com um desgaste fisico e emocional pouco recomendavel. E depois o emprego, a tal profissao. Comecou mal, claro. Maus habitos sao dificeis de quebrar. Ate ao dia do SWOT. A partir dai cada ano passou a ser um pouco melhor que o anterior. Voltei a ler mais, comecei a escrever o blog, dediquei-me a actividades fisicas que me agradavam, melhorei o cantinho, viajei mais, virei-me mais para fora. Este ano foi um desafio – o trabalho aumentou e eu tive de fazer um esforco maior para equilibrar a balanca (play harder). Resultado: um ano extenuante mas memoravel.
E agora o novo objectivo para 2010: “work smarter, not harder”.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home