Monday, October 06, 2008

Blindness - parte 1

Fui ler as criticas das “pessoas normais” que como eu foram a estreia do Blindness na sexta feira passada – pessoas normais em oposicao aos criticos de cinema. Ponto final paragrafo.
Confesso que nao fiquei surpreendida pelos comentarios de quem classificou o filme como uma bosta de primeirissima categoria. Dei-me ao trabalho de ler grande parte dos textos de quem deu nota F (a pior) ou D (logo a seguir na escala da mediocridade), nao sei, devo ter tendencias masoquistas... O que me assustou (bem, nem por isso) e que quem justificava a classificacao so o fazia com 1-liners sem o minimo de profundidade, ou melhor, esqueca-se a profundidade, sem o minimo de “insight”. As bimbas metidas a mall-barbies ficaram horrorizadas com o filme que classificam de “very scary” e que, OMG, nao vao conseguir dormir nos proximos 15 dias. Ou seja, uma tragedia so comparavel ao partir de uma unha recem arranjada, a francesa. Que a cena de violacao era “graphic and unecessary”. Ora o meu dicionario webster explica que “graphic” neste contexto quer dizer “vividly or plainly shown”. Como nao e o caso de cena em questao, fica a duvida (duh) se as/os bimbas/os falharam 6th grade english class. Again, nao me surpreende. Mas o comentario mais comum era “the plot is unrealistic” e “I wasted 2 hours of my life” “what the f*** was that all about, did they get infected with a virus or something?”. Que grande desgraca, perder duas horas. A falta de realismo so e objectavel quando mostra o lado feio da natureza humana, quando nao ha happy end? Estou furiosa e nem sei porque. Alias, sei. Irrita-me que quem nao gostou nao tenha razoes mais validas que “unrealistic plot” e que nao tente alinhavar umas quantas frases objectivas e bem estruturadas sobre as suas razoes. Eu ate admito que os yahoo users (que o meu amigo R tanto gosta de consultar antes de por os pes numa sala de cinema) poderao ser um grupo biased e nao correspondente a generalidade, mas temo que a realidade seja ainda pior. Nao esquecer, os yahoo users deram “B” ao “breaking the waves”. E isso chega-me.

Uma perola...
O Mick LaSalle, critico de cinema do San Francisco Chronicle escreve, no final do seu texto...
Advisory: Dogs tearing the flesh off of corpses, rape, murder, chaos, misery and people being unpleasant with each other.

Ai sim, "people being unpleasant with each other"?…how unrealistic that is…

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home