Thursday, February 23, 2006

Business as usual...

Eu normalmente tenho sempre uma dica a dar – os meus “five cents” como se diz por ca; a maior parte das vezes opino a frio, naïve e trenga, sem grandes rasgos de inteligencia e ainda menos de eloquencia. E ando incomodada com isto, alias, ando incomodada com muita coisa, la diz o V’tinho e com razao, que eu me chateio por coisa pouca, devia mesmo “snap out of it/get over it”.

Enfim, esta ultima “coisa” que me faz querer opinar e o adiamento por tempo indeterminado da execucao de um assassino/violador que ha mais de 20 anos vive na prisao de San Quentin. Nao e a execucao em si que me desata a lingua (ou os dedos?), sou contra a pena de morte e a favor de um sistema em que os “inmates” trabalham para se sustentar e contribuem para a comunidade. Assim, o que esta em causa e que o tal adiamento teve por base um processo judicial que os advogados do Sr Morales entrepuseram em que argumentam que o metodo de injeccao letal constitui, e vou citar, “cruel and unusual punishment”. Ganda lata. Isto porque o que e normalmente injectado e um conjunto de tres drogas administradas em serie: a primeira e um sedativo, a segunda paraliza e a terceira faz parar o coracao – e apenas cloreto de potassio. O que se passa - e parece que ha dados que o confirmam – e que alguns dos executados nao estavam inconscientes quando a terceira droga foi injectada e que “poderao” (maybe, maybe not) ter sofrido dores quando o KCl “kicked in”. Isto levou a que o U.S. District Judge decretasse que o Sr Morales deveria entao ser executado por injeccao letal de barbituricos, ao inves do cocktail, o tal que e cruel e doloroso. Basicamente, o Sr Morales deveria adormecer na paz dos deuses, para sempre, tal qual a cadela da minha amiga. E decretou mais ainda, que deveria estar presente um anestesiologista para certificar o estado da California, os tribunais, o presidente e Deus himself, que o Sr se iria mesmo em paz e nao num estado pre-paz do qual poderia ser cruelmente e dolorosamente arrancado. Obviamente que os anestesiologistas “convidados” a participar recusaram com base nos principios eticos que regem a sua profissao. Fizeram bem, nao podiam fazer outra coisa, alias. Agora esta tudo em suspenso pois o director da prisao nao consegue reunir os meios necessarios para executar o senhor segundo o novo protocolo. Eu ingenuamente (claro esta) pergunto o que leva um juiz a decretar que se cumpra um procedimento que viola o codigo de conduta de outro profissional? E ja agora, para que nao seja tudo mau, acho bem que um assassino/violador de adolescentes seja altruista a ponto de se debater nos tribunais contra os metodos crueis e passiveis de causar dor extrema que se praticam nas prisoes de alguns estados americanos.

Eu sei, eu sei, os advogados desta terra gostam de defender estas causas “humanas”. Da-lhes grande satisfacao…e milhoes de outras coisas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home